MARKETING ESPORTIVO

O interesse no esporte moderno vem crescendo na medida em que este fenômeno ganha importância econômica, cultural e educacional, passando a ser uma nova área de marketing que atua dentro da “indústria do esporte”, movimentando bilhões em todo o mundo.

 

Considerando o esporte como um fenômeno multifacetado o Marketing Esportivo é uma ferramenta de trabalho que visa desenvolver o esporte, através da aplicação dos princípios de administração e marketing (planejar, organizar, dirigir e controlar) nas três manifestações esportivas básicas:

 

 

  • Formação

 

  • Participação

 

  • Performance

 

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O marketing esportivo refere-se à aplicação específica dos princípios e processos do marketing a atletas, times, ligas, federações, eventos, e espetáculos, em fim. Segundo Edson Hirata e Luiz Alberto Pilatti, a modernidade, em especial a econômia, exerceu influências decisivas sobre o esporte contemporâneo, em especial sobre a forma de espetáculo esportivo. Três de seus traços elementares nos ajudam a dimensionar a estrutura e a potencialidade envolvida.

 

  • Suas competições são organizadas por ligas ou federações especializadas e os atletas envolvidos são submetidos a treinamentos intensivos que exige dedicação exclusiva e profissionais de alto nível envolvidos em sua preparação;

 

  • Por conseqência, a existência de relações mercantis no campo esportivo, como os atletas que são assalariados e os eventos esportivos, enquanto uma forma de entretenimento de massa, que são financiados pela comercialização do espetáculo (PRONI, 2002).

 

  • Suas competições são veiculadas pelos meios de comunicação de massa e apreciados por espectadores em seu tempo de lazer;

 

 

 

MARKETING NO ESPORTE

 

 

 

Acontecimentos esportivos são excelentes ferramentas de visibilidade. Permitem a fixação de um nome, uma marca, logotipo ou logomarca, gerando um maior poder de retenção na mente, e consequentemente uma maior participação no mercado.

 

O Marketing no Esporte favorece ações de investimentos, feitos tanto pela iniciativa privada quanto pública, visando retorno de imagem e de mercado, como conseqüência dos trabalhos de comunicação.
 

Dentre as formas mais comuns de marketing no esporte temos:

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  • PatrocÌnio ou apoio a equipes, eventos e/ou atletas;

 

  • Compra de espaço nas mÌdias durante ou nos intervalos do evento;

 

  • Compra de espaços de exibição, comercialização ou exposição, nos locais de eventos;

 

  • Licenciamentos;

 

  • Franquias;

 

  • Promoção de venda.
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AS LIÇÕES DO ESPORTE        | #aslicoesdoesporte |

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