CINEMA ESCOLA

 

Da mesma forma que um estudo de caso, uma visita técnica, uma palestra, a música, o teatro e a literatura, o cinema, seja ele ficção ou documentário, curta ou longa-metragem, é uma expressão cultural importante do cotidiano e que pode ser extremamente útil como aproximação ou análise de um conteúdo.

Uma ferramenta lúdica na compreensão de conteúdos incluído em uma sequência ou projeto didático. Expostos a esta metodologia, novos ângulos de visão, sensações, associações e experiências fortalecem a compreensão e geram reflexões que contribuem com o grupo e tendem a se prolongar por toda a vida.

 

Comece explicando os objetivos da exibição. Descreva o conteúdo e relacione com o conteúdo focado, sempre que possível ilustrando uma passagem do conceito teórico. "Isso é fundamental para não descaracterizar o cinema como um objeto cultural. Segundo Anderson Moço e Camila Monroe, do site http://revistaescola.abril.com.br (maio 2010), “o ideal é antecipar para a turma elementos da história, falar sobre o diretor e outras produções dele, comentar sobre os atores, mostrar a capa e a contracapa, ressaltar características técnicas, como a fotografia, contar curiosidades da época em que foi lançado e, principalmente, dizer por que gosta ou não daquele filme”.

 

O ideal nesse tipo de metodologia é que o professor conheça um pouco sobre a arte cinematográfica e sua estrutura, e que os alunos aprendam sobre os comportamentos comuns aos espectadores, como opinar sobre a obra e analisar questões técnicas. Tarefa difícil e muitas vezes secundária diante da proposta, tempo disponível e foco da disciplina ou projeto. A metodologia, porém, desperta a curiosidade, introduz os conceitos e dá um primeiro impulso.
 

Se o indivíduo compreende essa relação, os paralelos e a essência do trabalho, levará isso pelo resto de sua vida o que, por si só, será um objetivo alcançado pelo tutor: Incorporar a arte do cinema ao seu repertório cultural do aluno, ampliando, assim, sua potencialidade no exercício de uma postura crítica e reflexiva na vida e no trabalho.

 

Concordo com Silvinha Meireles, coordenadora do programa Cine-Educação, da Cinemateca Brasileira de São Paulo que diz: “Encomendar antes da sessão uma tarefa para a turma, como fazer um resumo, é um crime. A ideia é que todos se concentrem na obra. O espectador só observa e aprende a linguagem cinematográfica quando está imerso no filme. A tarefa na hora da exibição é assistir. E ponto.”

 

EM TEMPO:

  • Não é necessário passar todo o filme em aula. O professor pode selecionar os trechos que mais atendem às necessidades do trabalho.
  • A escolha da obra precisa levar em conta as capacidades dos alunos, a faixa etária e os conteúdos apresentados.
  • Os universos reais e fictícios projetados na tela simulam contextos e cenários que retratam valores individuais e coletivos, que poderão ser discutidos e ampliados por meio do debate com a comunidade escolar.

 

----------------

Referências
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/cinema-escola-filmes-tecnologia-audiovisual-55604 4.shtml?page=4
http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/cinema/cinema.aspx

cinema_12homens1sentenca.jpg
cinema_ateoriadetudo1.jpg
cinema_boleiros.jpg
cinema_aultimafortaleza.jpg
cinema_arede.png
cinema_aprocuradafelicidade.jpg
cinema_encontromarcado.jpg
cinema_emboacompanhia.jpg
cinema_dozehomens1sentenca.jpg
cinema_comosefosse1vez.jpg
cinema_comdinheirodosoutros.png
cinema_coachcarter.png
cinema_maostalentosas.png
cinema_odiabovesteprada.JPG
cinema_Moneyball.jpg
cinema_lincoln_01.jpg
cinema_invictus.png
cinema_homensdehonra.jpg
Modern_Times_poster.jpg
metropolis6.jpg
BladeRunner-Pôster.jpg
images.jpeg
O-time-da-redencao.jpg
xuFZVPVebRrRwiH14uST8m4ulXj.jpg
cinema_The_Dark_Knight.jpg
um_senhor_estagiario.jpg
1534818475247.jpg
cinema_piratasdovaledosilicio.png
o-time-da-redencao_QrFe9Qs.png
Toy_Story_1995.jpg
2023019.jpg
Contact-Pôster.jpg
2295958.jpg-c_310_420_x-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg
D_NQ_NP_923480-MLB48625747744_122021-O.jpg
download.jpg
61zLkd00iuL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg